IATF: Saiba tudo sobre essa prática

A IATF trouxe para o produtor mais controle do seu rebanho. Para entendermos um pouco mais dessa tecnologia no campo, precisamos saber de onde ela surgiu.

A Inseminação Artificial (I.A.) é o método mais empregado no mundo para o avanço genético dos rebanhos. A técnica começou a ser utilizada na década de 50 nos EUA, com metodologias científicas de seleção genética desenvolvidas por pesquisadores da Universidade de Cornell. A inseminação artificial foi usada pela primeira vez no Brasil em meados da década de 1970.

Já na década de 90, surgiu a IATF, visando facilitar a inseminação artificial com data marcada e sem necessidade de observar o cio das matrizes. Outra vantagem é a quantidade de animais que podem ser inseminados no mesmo dia, podendo sincronizar um grande lote de fêmeas.

Se você quer entender todos os conceitos e vantagens da IATF esse artigo foi feito para você!

O que é IATF?

“A Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), é uma técnica que promove a sincronização da ovulação das fêmeas bovinas após a administração de medicamentos em dias predeterminados. “

Utilizando a IATF é possível sincronizar um lote de vacas paridas ou novilhas e inseminá-las no mesmo dia, sem a necessidade de observação de cio.

Essa técnica é muito utilizada para ganho genético, pois possibilita o produtor a utilizar doses de sêmen dos melhores touro do mundo, independente da localização da sua propriedade. Além da vantagem genética, o produtor se beneficia com melhores índices reprodutivos, redução do intervalo entre partos e aumento da quantidade de bezerros nascidos.

Como implementar a IATF?

Avaliação

Para implementar a IATF em sua propriedade, será necessária a contratação de um médico veterinário, licenciado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária. Ele realizará um diagnóstico preciso sobre as fêmeas em que se deseja implantar a IATF.

Através de um aparelho de ultrassonografia, essa avaliação irá comprovar se os animais estão aptos ou não para receber a implementação da IATF. Os parâmetros levado em conta são principalmente:

  • Se os animais estão ciclando corretamente;
  • Se os animais não possuem nenhum problema reprodutivo como endometrites, cistos e outras doenças.

Protocolo IATF

Os protocolos de sincronização para IATF tem como objetivos:

  •  induzir a emergência de uma nova onda de crescimento folicular
  • controlar a duração do crescimento folicular até o estágio pré-ovulatório
  • sincronizar a inserção e a retirada da fonte de progesterona exógena (implante auricular ou dispositivo intravaginal) 
  • induzir a ovulação sincronizada em todos os animais simultaneamente.

Enquadramento

Feita a avaliação, será necessário separar os animais em lotes. Essa separação deverá ser feita de acordo com idades, tempo de gestação (se existir animais com prenhez positiva) e tempo desde a última parição (é recomendado iniciar o protocolo de IATF entre 30 e 60 dias após a última parição).

Quando se trabalha com novilhas, é preciso selecionar apenas aquelas que já tiveram um ou mais ciclos estrais (CIO), ou que já tenha peso adequado para protocolos. A média de peso adequada varia entre 270 a 300 quilos.

Existem vários tipos de protocolos para IATF. Deve ser escolhido de acordo com as características da propriedade, raça, idade, tamanho do lote, mão de obra, entre outros.

Por que implementar a IATF?

  • Eliminação da observação do cio e, consequentemente, das falhas de detecção;
  • A utilização de touros provados;
  • Prevenção da transmissão de doenças por monta natural;
  • Inseminação planejada – com dia e horários agendados;
  • Inseminação de lotes de vacas por dia, aumentando a produtividade;
  • Aumento da produção de bezerros provenientes de Inseminação Artificial em bovinos;
  • Indução de ciclicidade em vacas em anestro, com bons índices de concepção;
  • Redução de intervalos entre partos;
  • Ótimas taxas de prenhez já no início da estação de monta;
  • Menor custo com a compra e manutenção de touros para repasse;

Quer saber mais sobre esse e muitos outros assuntos do mundo do Agronegócio?

Acompanhe o blog Tecnologia no Campo.

Fique por dentro dos próximos Eventos do ramo.

2018-07-22T17:06:46+00:00 0 Comments

About the Author:

Tecnologia no Campo

Leave A Comment